AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

US Navy quer aprimorar guerra eletrônica para salvar caças stealth

EA-18G Growler com três pods de guerra eletrônica Foto: Bruce McVicar / US Navy
image_pdfimage_print

O programa Next Generation Jammer Low Band (NGJ-LB) se tornou prioritário para a US Navy. No dia 8 de dezembro, foi decidido que será iniciada a fase de seleção para uma empresa desenvolver um novo pod a ser empregado pelos caças de guerra eletrônica EA-18G Growler.

LEIA MAIS: Chega ao mercado radar móvel capaz de detectar aeronaves stealth

O objetivo é ter pods que possam impedir o funcionamento normal de uma nova geração de radares de baixa frequência que podem detectar aeronaves hoje consideradas stealth, como o F-35 Lightning II. Já há opções no mercado com a possibilidade de encontrar, identificar e planejar disparos contra aeronaves antes “invisíveis”.

O novo pod deve ser levado sob as asas ou ventralmente nos EA-18G Growler, substituindo os atuais ALQ-99 Tacttical Jamming System, operado tanto pela US Navy quanto pela Força Aérea da Austrália. O país do Hemisfério Sul também deve integrar o programa NGJ-LB.

LEIA MAIS: EUA oferecem EA-18G Growler para vencer Rafale, Gripen e Typhoon

Não é a única novidade na área. A Raytheon já venceu a concorrência para desenvolver o ALQ-249 Next Generation Jammer Mid-Band e há previsão de uma terceira concorrência para um futuro interferidor de alta frequência.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros