AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

USAF investe US$ 1,2 bi em 8 caças F-15EX

image_pdfimage_print

A United States Air Force (USAF) anunciou um contrato de 1,2 bilhões de dólares pelo primeiro lote de oito caças F-15EX, fabricados pela Boeing. Mais doze devem ser compradas em 2021. O plano da USAF é ter 76 unidades em cinco anos para substituir os F-15C/D mais antigos.

Os F-15EX trazem uma série de melhorias, com destaque para a evolução dos sistemas de bordo. Também chama a atenção a possibilidade de levar até 22 mísseis ar-ar, entre os modelos AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM das versões mais recenetes.

As oito primeiras aeronaves devem seguir para a Base Aérea de Eglin, na Flórida, para atuar em missões de testes. As duas primeiras estão programadas para serem recebidas em 2021. Outras seis ficarão para 2023.

“O F-15EX é a maneira mais acessível e rápida de atualizar as capacidades fornecidas pelas frotas antigas do F-15C/D”, disse o general Mike Holmes, comandante do Air Combate Command. A expectiva é que a transição entre o F-15C e o F-15EX leve apenas meses.

O contrato de 1,2 bilhões de dólares envolve as aeronaves, peças extras, equipamento de suporte e suporte da Boeing. A USAF demonstrou interesse especial na arquitetura Open Mission Systems (OMS), que permite a rápida integração de novas tecnologias.

A venda é uma conquista da Boeing, que atualmente vê o F-35 Lightning II da concorrente Lockheed Martin levar a maior parte dos contratos de aquisição de caças para as Forças Armadas dos Estados Unidos. Apesar de já ter 47 anos desde o primeiro voo, o F-15 continua a ganhar mercado graças às atualizações.

Atualmente, o Catar espera a entrega de 36 aeronaves encomendadas em 2017. Além dos Estados Unidos, a Coreia do Sul, Israel, Arábia Saudita, Cingapura e Japão operam diferentes versões do caça.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros