AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

VÍDEOS: Caças russos interceptam bombardeiro dos EUA

Caças Su-35 Flanker russos baseados na Síria interceptam P-8 dos EUA sobre o Mediterrâneo Foto: US Navy
image_pdfimage_print

Os voos de bombardeiros norte-americanos sobre a Europa não passaram despercebidos pela Força Aérea da Rússia. No dia 29 de maio, um B-1B foi interceptado por pelo menos um Su-27 e um Su-30 durante o sobrevoo em águas internacionais do Mar Negro.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, somente após a chegada dos caças o B-1B mudou a sua rota, que se dirigia para o território do país. Os russos também ressaltaram que a interceptação ocorreu de maneira segura. Os EUA inicialmente não haviam divulgado o encontro aéreo.

Assista à interceptação, gravada pelos russos:

Por outro lado, o B-1B norte-americano teve a oportunidade de se exercitar com aeronaves Su-27 e MiG-29 ucranianas, F-16 gregos, F-16 e MiG-21 romenas e KC-135 turcas. Também ocorreram sobrevoos na Polônia, com exercícios com caças F-16 e MiG-29.

A presença de forças dos EUA perto de forças russas nem sempre tem gerado encontros amistosos. No dia 26, pela terceira vez, dois caças Su-35 Flanker russos interceptaram um avião de patrulha P-8 da Marinha dos Estados Unidos próximo à Síria, e pela terceira vez gerou críticas públicas dos norte-americanos sobre a agressividade dos pilotos interceptadores.

Assista a dois vídeos gravados pela tripulação do P-8:

Em abril, um Su-35 Flanker russo chegou a voar invertido próximo a um P-8 Poseidon, numa manobra que assustou os militares dos EUA. Por outro lado, os norte-americanos também foram criticados pelso chineses, que também alegaram uma interceptação pouco segura.

Já no Norte da Europa, caças espanhóis EF-18 Hornet, deslocados para a região do Báltico com o objetivo de reforçar as defesas da OTAN na área, relataram que os encontros com aeronaves russas tem ocorrido de forma profissional. Segundo os espanhóis, as aeronaves interceptadas demonstram cooperação e seguem as normas da aviação internacional.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros