AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo reabastecedor da Airbus busca América do Sul

Brasil, Chile e Colômbia. São esses os três alvos da Airbus para a sua aeronave reabastecedora, o A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport). Na semana passada, a aeronave esteve em Brasília, Santiago de Chile e Bogotá em uma turnê de demonstração.

A aeronave utilizada foi um KC2 Voyager da Royal Air Force, com matrícula ZZ330. Atualmente há mais de 60 aeronaves encomendadas para Alemanha, Austrália, Arábia Saudita, Bélgica, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes, França, Holanda, Noruega e Reino Unido.

No Brasil, a presença do A330MRTT lembra que atualmente a Força Aérea Brasileira tem apenas um C-767 em operação, sendo uma aeronave alugada e sem capacidade de reabastecimento em voo. Os quatro KC-137 retirados de serviço em 2013 continuam sem um substituto pleno.

O A330MRTT pode levar até 111 toneladas de combustível a bordo, mantendo ainda a capacidade de levar mais 45 toneladas de carga. Outra opção é voar com até 380 passageiros. O avião tem configurações que permitem reabastecer tanto aviões que utilizam o sistema flying boom quanto o probe and drogue.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho