AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Coreia do Sul programa recebimento do KF-21 para 2026

Protótipos 3 e 4 do KF-21 durante fase de testes de voo. Foto: Governo da Coreia do Sul

A força aérea da Coreia do Sul aguarda para 2026 o recebimento do seu primeiro caça KF-21 Boramae. Neste mês, foi concluído o programa de ensaios em voo, que durou 42 meses e registrou mais de 1.600 voos, sem acidentes.

As primeiras aeronaves do primeiro bloco de 40 unidades entraram em produção no ano passado. Trata-se de uma versão ainda simplificada, sem capacidade de levar armamentos em baias interiores, uma característica fundamental para ampliar as capacidades stealth.

Ainda assim, o recebimento desses primeiros jatos já permitirá a substituição dos F-5, ainda em serviço, e dos F-4 Phantom II, desativados em 2024. Esses primeiros KF-21 já trarão armamentos como mísseis Meteor e IRIS-T, semelhantes aos utilizados pelos F-39E Gripen do Brasil, e bombas com guiagem inteligente do tipo JDAM.

Até 2032, a Coreia do Sul planeja operar pelo menos 120 KF-21, podendo chegar a 170, complementando sua frota de F-35A Lightning II, F-15K Slam Eagle e F-16 Fighting Falcon. As versões mais avançadas do KF-21 devem ter um pacote de armamentos mais completo, principalmente para ataques à superfície.

O Boramae tem sido descrito como uma aeronave de “geração 4.75”, por possuir muitas das características da quinta geração, como sistemas integrados, porém não tem características stealth plenas. No mercado internacional, deve competir frente a frente com as versões mais modernas do Gripen, Rafale, Eurofighter Typhoon, Flanker e F-18 Super Hornet.

LEIA TAMBÉM:

Projeto do KF-21 pode ter sido roubado por engenheiros da Indonésia

Emirados Árabes embarca no projeto do caça KF-21 Boramae

KF-21 demonstra capacidade de lançar míssil IRIS-T

Voa primeiro KF-21 biplace

Voa pela primeira vez o KF-21 Boramae, novo caça da Coreia do Sul

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

ATENÇÃO!

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho