O Japão é concorrente do Brasil na produção de aeronaves. No Paris Air Show, que acontece esta semana na França, a Kawasaki apresenta o cargueiro militar C-2, enquanto a Mitsubishi promove os jatos regionais SpaceJet M90 e M100.
Estes últimos, com capacidade para até 92 e até 84 passageiros, respectivamente, concorrem no mesmo mercado do Embraer E175, para 88 passageiros. O M90 que passa por fase de testes de voo está em exposição em Paris. Já o M100, ainda em desenvolvimento, foi apresentado em forma de mockup da cabine.
Quanto ao Kawasaki C-2, o avião é diretamente,um concorrente do A400M Atlas., que apesar de ser tuboélice tem capacidades semelhantes. Porém, com 36 toneladas de carga máxima, também acaba disputando mercado com o brasileiro KC-390, que leva até 26 toneladas.
O C-2 já teve dez unidades produzidas, dos quais uma foi transformada em aeronave de reconhecimento eletrônico. O Japão pretende operar cerca de 30 aeronaves do tipo. Porém, todos os esforços de exportação fracassaram até o momento.