AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Jato da USAF realiza voo de 24 horas de duração

O US Air Force Air Mobility Command realizou entre os dia 5 e 6 de maio uma missão inédita: um jato de reabastecimento em voo KC-46 Pegasus fez um voo de 24 horas de duração. O teste incluiu reabastecer quatro F-35 do United States Marine Corps e receber combustível de outros KC-46.

Ao todo, foram voados cerca de 16.000 km. A aeronave decolou de Wichita, no Kansas, e fez uma volta no território continental dos Estados Unidos, incluindo passagens pelas fronteiras com Canadá e México.

A missão não foi uma mera mostra de capacidades. Aeronaves de reabastecimento como o KC-46 são fundamentais para a estratégia dos Estados Unidos de enviar sua aviação de combate para qualquer lugar do globo. A mobilidade dos reabastecedores é a primeira condição para que isso funcione.

Neste voo, foram seis tripulantes: seis pilotos, três operadores do sistema de reabastecimento, um fotógrafo e um profissional de saúde. Este último foi responsável por monitorar as condições fisiológicas de todos para garantir um nível de segurança e efetividade operacional adequado.

A realização do voo também ajuda a promover o KC-46, versão militarizada do 767, que enfrenta problemas de desenvolvimento e de manutenção. Um total de 57 de 179 unidades encomendadas já foram recebidas, mas as críticas permanecem, ao ponto de a Airbus ainda sustentar planos de vender reabastecedores A330MRTT aos Pentágono.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de tudo, começa a história do KC-46A Pégasus

F-15EX e KC-46A vão estrear novas tecnologias na USAF

A330MRTT será oferecido à USAF

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho