Aviões de reabastecimento em voo precisam ser eficientes: quanto mais combustível gastarem para se manter no ar, menos têm capacidade para transferir para as outras aeronaves. Isso se torna especialmente crítico para as operações em porta-aviões, em que mesmo as aeronaves de reabastecimento (KA-6 e S-3, por exemplo) têm dimensões pequenas quando comparadas com os modelos baseados em terra (KC-135, KC-130, KC-390, etc).
Por isso a proposta do Boeing MQ-25 Stingray foi clara: sem tripulantes a bordo, aeronave é mais eficiente para a missão. O primeiro grande passo para o desenvolvimento foi dado no dia 19 de setembro, quando foi realizado o primeiro voo.
O requisito do MQ-25 é poder transferir 6.800 kg de combustível a 930 km de distância.
Assista ao vídeo do primeiro voo:
O planejamento é audaz. A capacidade operacional inicial deve ser alcançada já daqui a cinco anos. Vale lembrar que o MQ-25 será a primeira aeronave remotamente pilotada, popularmente chamada de “drone”, planejada para fazer parte das alas aéreas dos porta-aviões da US Navy. O X-47B Pegasus até operou a bordo, mas apenas em testes.

A chegada do MQ-25 é aguardada também porque hoje os porta-aviões norte-americanos não têm mais uma aeronave específica para a missão. Depois da aposentadoria dos S-3 Viking, caças F-18 Super Hornet com tanques subalares são utilizados para reabastecimento em voo, em um procedimento chamado de “buddy-buddy”. O MQ-25, além de realizar a missão, vai liberar os Super Hornet para seus outros voos.

O MQ-25 futuramente também deve ser empregado em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. Até agora, o desenvolvimento custou US$ 805 milhões, sendo prevista a construção de quatro unidades para testes.
- Jornalistas protestam contra restrições de trabalho no Pentágono
- Alemanha terá novos caças Eurofighter com radares avançados
- KC-390 made in Índia: Brasil avança para ampliar cooperação
- Embraer avança para venda de mais 50 jatos
- Gol muda estratégia e terá jatos widebody da Airbus
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111Original price was: R$22.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELOriginal price was: R$106.00.R$74.20Current price is: R$74.20.
-
O Primeiro e o ÚltimoR$87.00
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112Original price was: R$22.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 115Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 114Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Assinatura Revista ASAS – Aplique o cupom “Assinatura” E ganhe o frete grátis!R$225.60
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 116Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 118Original price was: R$26.70.R$9.90Current price is: R$9.90.