Há mais uma leva de belas fotos do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As imagens captadas ao anoitecer e à noite são o principal resultado do 1º Spotter Night, realizado pela Infraero em parceria com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) no dia 3 de julho.
O evento reuniu cerca de 30 spotters e durou das 15h até quase 20h, possibilitando aos participantes registrarem o movimento do aeroporto em áreas restritas ao público. Porém, antes, os participantes tiveram como desafio algo fora da rotina de um plane spotter: fotografar a fachada do aeroporto e o saguão principal. Esta proposta foi um pedido específico da Infraero.
O traslado nas áreas restritas do aeroporto permitiu visualizar o fim da Avianca Brasil. No hangar da companhia, três Airbus A318 estão estocados, ao menos dois deles sem os motores. Até maio deste ano, no mesmo local estavam dois Fokker 100 da companhia em processo de desmanche. Foi comum observar alguns automóveis e até escadas de embarque da falida Avianca Brasil deixados em algum canto, uma cena que remete ao fim da VASP e ao abandono dos materiais no início dos anos 2000 também ali em Congonhas.
O primeiro ponto de parada foi ao lado da brigada de incêndio, em paralelo à pista auxiliar do aeroporto. Deste ponto foi possível observar e registrar horas antes do início do pôr do Sol. Devido a forte camada de poluição no ar de São Paulo, muitas imagens foram captadas com o tom amarelado nos céus como plano de fundo enquanto os aviões, tanto os comerciais quanto os de aviação geral, decolavam do aeroporto.
O segundo ponto foi ao lado do hangar da Líder Aviação, mais próximo pista principal. Foi quando o Spotter Night de fato tornou-se um evento noturno e foi o local onde passou-se mais tempo. Por estar paralelo à pista principal, alguns se aventuraram em realizar fotografias com a técnica panning, que consiste em borrar o fundo da fotografia com traços de movimento e deixar o assunto principal no foco.
O último ponto para fotografar foi na região do auditório de autoridades, região que trouxe alguns desafios a mais devido a baixa luminosidade e relativa distância da pista e dos aviões. Foi notável como os spotters mais experientes em fotografia, alguns inclusive profissionais da área, não hesitaram em dar dicas e ajudar os iniciantes e os leigos em fotografia noturna na hora de registrar o movimento de Congonhas.
Para o spotter Edmilson Silva, um dos veteranos do grupo, a rápida realização do evento surpreendeu positivamente: “A Infraero gostou da ideia sugerida pelos spotters, e pra nossa alegria e satisfação viabilizaram em tempo recorde o 1° Spotter Night do Aeroporto de Congonhas. Sabemos que dá trabalho organizar um evento desses em um aeroporto tão movimentado como Congonhas”, disse.
A sugestão para realizar um evento noturno foi dada por alguns spotters em abril deste ano, durante o 3º Spotter Day INFRAERO também em Congonhas. “Foi muito gratificante fotografar e observar a integração dos aviões na paisagem com o por do sol, foi algo inesquecível. Gostei muito de ter um novo local aonde ficamos no pátio próximo aos hangares dos jatos executivos, esse angulo foi o mais gostei.Ficamos o mais próximo das aeronaves taxiando e ficando na fila para decolagem, algo fenomenal pra nós, spotters”, completa.
Para saber dos próximos spotter day e spotter night organizados pela INFRAERO em seus aeroportos em todo o Brasil, acesse o site oficial: http://www.spotterdayinfraero.com.br
Os participantes do spotter night também poderão se inscrever no 2º Prêmio ABEAR Spotters, que visa premiar alguns spotters pelas fotos realizadas durante os eventos oficiais dos aeroportos. Mais informações sobre o prêmio ABEAR podem ser obtidas no site da associação: https://abear.com.br/spotters/
Parabéns pelo site e pelas dicas está ajudando muito! 289657628