AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Marinha celebra 8.000 horas de Seahawk

SH-16 durante lançamento real de míssil Foto: Marinha do Brasil
image_pdfimage_print

No dia 10 de maio, o 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) alcançou a marca de 8.000 horas de voo com a aeronave SH-16 Seahawk. E em grande estilo: o feito foi alcançado durante um voo de treinamento de guerra antissubmarino (ASW), a missão principal da unidade da Marinha do Brasil.

Os dois primeiros dos seis SH-16 Seahawk foram recebidos pelo HS-1 em agosto de 2012. De lá para cá foram realizadas missões como lançamento real de mísseis, mas também transporte aeromédico (EVAM), Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue), Transporte Aéreo Logístico, lançamento de paraquedistas, infiltração de forças especiais por fast rope e Rappel, transporte administrativo e transporte de tropas.

LEIA TAMBÉM: A vantagem de ter Blackhawk e Seahawk

Foto: Tripulação do SH-16 que registrou as 8 mil horas de voo no Brasil
Foto: Marinha do Brasil

As aeronaves podem operar a partir do navio aeródromo Atlântico e do Navio Doca Multipropósito Bahia. Cada Seahawk conta com um Helicopter Long- -Range Active Sonar (HELRAS) DS-100, sistema de inteligência de sinais LR-100 MAGE/ESM, radar APS143 (C)V3, sistema EOSS (Eletro-Optical Sensor System) AN/AAS-44 e capacidade para levar torpedos Mk 46, mísseis Kongsberg AGM 119B Penguin Mk.2 e metralhadoras calibre 7,65mm.

LEIA TAMBÉM: Navio-Aeródromo brasileiro registra 2.000 pousos

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 117

O Voo do Impossível

Parceiros