AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

MiG, Su, Tu, Il… …você sabe de onde vêm as siglas da aviação russa?

MiG, Su, Tu, Il… …você sabe de onde vêm as siglas da aviação russa?

Atualmente, os principais escritórios de projetos de aeronaves da Rússia fazem parte da mesma corporação, a United Aircraft Corporation, que atua tanto no mercado civil quanto militar. Fundada em 2016, a UAC capital misto, isto é, parte privado e parte da Rostec, estatal que também é proprietária da Russian Helicopters da United Engine corporation.
Já a Rosoboronexport é uma empresa estatal responsável por conduzir os processos de exportação da Rússia.

E quanto aos escritórios de projetos? Confira abaixo, juntamente com vídeos do nosso canal no Youtube!

Confira abaixo:

MiG
Os caças e interceptores da família MiG são mundialmente famosos. Vários aviões desenvolvidos pelo escritório MiG desempenharam um papel importante durante a Guerra Fria. O MiG-29 é considerado um dos melhores aviões produzidos pela União Soviética. Já o MiG-21 é um verdadeiro clássico, com mais de onze mil unidades produzidas.

O nome do escritório de projetos MiG deriva dos nomes dos dois engenheiros-chefes que fundaram a empresa, Artiom Mikoian e Mikhail Gurevitch. Os dois prodígios do design de aeronaves se conheceram no escritório Polikarpov e decidiram criar o seu próprio, chamado Mikoian-Gurevitch. Em 1942, o escritório foi renomeado para MiG.

Após a morte de Gurevitch em 1976, o escritório passou a se chamar Mikoian, mas os aviões de guerra produzidos pelo escritório continuaram a levar o prefixo MiG.

Su
As aeronaves militares Su compõem a maior parte da aviação de linha de frente da Rússia. São conhecidos em todo o mundo e usados por forças aéreas de muitos países, entre eles os da China, da Venezuela e da Índia. Chamam a atenção caças de desempenho elevado, como o Su-27 Flanker, o Su-35 e os jatos de quinta geração Su-57 e Su-75.

Assim como os MiG, os aviões Su receberam o nome do projetista-chefe do escritório onde foram desenvolvidos, Pável Sukhôi. Nascido em 1895 no Império Russo, Sukhôi foi um dos primeiros engenheiros de aviões do mundo.

Tu
Os bombardeiros e aviões Tu desempenharam um papel importante na Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria. Ainda hoje, representam parte significativa da aviação estratégica da Rússia. Essas aeronaves também receberam o nome do seu criador, Andrei Túpolev. Hoje, a sigla Tu faz parte do nome de bombardeiros que estão na primeira linha dissuassória da Rússia, como o Tu-22 Backfire e o majestoso Tu-160 Blackjack.

Yak
Os aviões Yak também receberam esse nome com base em seu projetista-chefe, Aleksandr Yákovlev. Durante a Segunda Guerra Mundial, quase dois terços de todos os caças soviéticos eram aviões Yákovlev.

O projetista construiu seu primeiro planador quando tinha apenas 18 anos e, três anos depois, apresentou seu primeiro avião, o AIR-1.

Entre os modelos da Yak mais bem-sucedidos estão o Yak-3, considerado um dos melhores aviões leves de combate da Segunda Guerra Mundial; o Yak-40, que se tornou-se o primeiro avião a jato do mundo usado por companhias aéreas locais; e o Yak-130, o principal caça de treinamento subsônico russo.

Il
Durante a Segunda Guerra Mundial, a aeronave de ataque ao solo Il-2 se tornou um dos símbolos do poder militar soviético. Com mais de 36 mil exemplares, o Il-2 se tornou a aeronave militar mais produzida da história. Nas palavras de Stálin, o Il-2 era “tão essencial para o Exército Vermelho quanto o ar e o pão”.

O avião foi desenvolvido por Serguêi Ilyushin, cujo caminho para se tornar um dos mais renomados projetistas de aviação da história russa foi longo.

Filho mais novo na família pobre com 11 filhos, Ilyushin foi obrigado a deixar a casa em busca de trabalho quando tinha apenas 15 anos.

Depois de sair do serviço militar e se formar em engenharia em 1926, Ilyushin rapidamente se tornou um dos projetistas de aviação mais talentosos da URSS. Após a Segunda Guerra Mundial, Ilyushin passou a projetar aviões comerciais, entre eles o Il-18 e o Il-62, que eram amplamente utilizados pela companhia aérea soviética Aeroflot.

(Com informações do Russian Beyond)

LEIA TAMBÉM:

Rússia aprimora tecnologia stealth para caças

Rússia encomendou 701 novos aviões de combate em 13 anos

Aos 15 anos, UAC quer protagonismo tanto no mercado militar quanto civil

Rússia avança com os modelos comerciais

ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

USE O CUPOM: FRETE GRÁTIS

Carrinho