AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo avião-radar da Embraer terá tecnologia de nitreto de gálio

Desenvolvido pela Embraer em parceria com a empresa israelense IAI, o jato P600 Praetor AEW deverá contar com um radar de longo alcance construído com componentes de nitreto de gálio, uma nova tecnologia que promete ampliar o alcance e reduzir a interferências provocadas por sistemas de guerra eletrônico inimigos. Outra vantagem é reduzir o consumo de energia e gerar menos calor.

Baseado no jato executivo Praetor 600, o P600 ainda não tem cliente, e foi apresentado na feira de defesa IDEX, nos Emirados Árabes Unidos. A ideia é fornecer uma aeronave mais barata, flexível e com capacidades que se aproximem de plataformas maiores.

O radar, na banda S, deve ser capaz de fornecer uma cobertura de 240º, sem conter partes móveis. Os três operadores de sistemas a bordo também contarão com capacidades de guerra eletrônica, além de redes de dados e links para comunicações via satélite. Apesar do radar israelense, a integração fica a cargo do Arkhe, um gerenciador de missão desenvolvido pela brasileira Atech, empresa do grupo Embraer.

O P600 Praetor AEW poderá executar várias missões, tais como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. O P600 AEW terá capacidade de recepção de ameaças-radar, poderá atuar como plataforma de comando e controle e terá um pacote de comunicação abrangente, além de um robusto sistema de autoproteção.

Embraer Praetor 600 Foto: Matti Blume

A Embraer também aposta nas características avançadas do Praetor 600. A aeronave tem velocidade de cruzeiro de Mach 0.8, autonomia de 7h30 e teto de serviço de 40 mil pés. O foco, porém, não deve ser nem Brasil nem Israel, que têm seus modelos para missões AEW já em uso e em processo de modernização.

LEIA TAMBÉM:

Embraer transforma jatos Legacy 450 em Praetor 500

Jatos executivos da Embraer se consolidam nos EUA e empresa investe em simuladores

Embraer vende no Brasil jatinho capaz de cruzar o Atlântico

Jatos Executivos da Embraer recebem sistema de visão sintética

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho