A tensão entre Índia e Paquistão ganhou mais um ingrediente. Em abril, o Paquistão recebeu mais três aviões para a missão de Airborne Early Warning and Control (AEW&C), isto é, Alerta Aéreo Antecipado e Controle. São aeronaves Saab 2000 equipadas com o sistema Erieye, o mesmo dos aviões-radar E-99 da Força Aérea Brasileira, porém em uma versão mais moderna.
Agora, o Paquistão tem um total de seis Saab 2000 AEW&C. Há ainda quatro Shaanxi ZDK-03 Karakoram Eagle, aviões de origem chinesa também especializadas nessa missão.
Com dez aviões para vigiar o seu espaço aéreo, o Paquistão tem o dobro de aviões-radar do país rival. Do lado indiano, são três Beriev A-50, de origem russa, e um par de Embraer 145 equipado com o sistema indiano NETRA. Uma terceira unidade foi mantida fora de operação para testes.
A tensão entre os países está grande desde o fim de fevereiro, quando caças Mirage 2000 indianos atacaram alvos dentro do território do Paquistão e, no dia seguinte, combates aéreos na fronteira deixaram pelo menos um MiG-21 indiano no chão.
Saiba mais:
Caças da Índia atacam alvos no Paquistão
Paquistão derrubou pelo menos um Mig-21 indiano
F-16 não conseguiram abater Su-30 Flanker