AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Turquia pronta para operar sistema antiaéreo russo S-400

image_pdfimage_print

O sistema russo de defesa antiaérea S-400 está pronto para entrar em operação em serviço na Turquia. A informação foi dada pela agência TASS.

A aquisição desse sistema foi apontada pelos Estados Unidos como o motivo para a Turquia ser expulsa do programa de desenvolvimento e aquisição dos caças F-35 Lightning II. Era planejada a aquisição de 120 aeronaves, 30 das quais já haviam sido contratadas e quatro recebidas, porém ainda na fase de testes em solo norte-americano.

LEIA TAMBÉM: Turquia mais próxima de caças russos

O governo turco, porém, afirma que continua a negociar o recebimento dos F-35, mesmo com o parecer negativo dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, um segundo regimento de defesa antiaérea com o S-400 também poderá entrar em serviço.

A Turquia é o primeiro país-membro da OTAN a adquirir o sistema S-400, em um contrato assinado em 2007. No ano passado, o próprio presidente Recep Erdogan se manifestou publicamente pela opção em ficar com o S-400, apesar da pressão Ocidental.

LEIA TAMBÉM: Sistema S-400 tem mais um cliente na Ásia

O S-400 Triumf é composto pelo radar 91N6E, com alcance de até 600 km e proteção contra guerra eletrônica, sendo declaradamente possível detectar aeronaves ditas stealth a 150 km de distância. O sistema pode acompanhar até 300 alvos ao mesmo tempo e o centro de comando pode atuar com até 72 baterias de até 384 mísseis de sete tipos. Até 80 podem ser engajados simultaneamente. Também há radares auxiliares para alvos a níveis de voos elevados ou baixos.

Entre eles estão o 40N6E, de 1,8 toneladas, com alcance de 400 km e velocidade de Mach 14, para alvos a até 30 km de altura. O mais simples é o 9M96E, de 300 kg, de guiagem ativa, com alcance máximo de 40 km e altura de 20 km. O alcance mínimo para destruição de um alvo é de 2 km.

Rússia, Argélia, Bielorrússia e China já utilizam o S-400. Arábia Saudita e Índia negociam o recebimento.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros