AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA ESPAÇO

Veículo orbital dos EUA pode levar armamento nuclear ao espaço, acusa Rússia

Foto: USAF

As seis missões orbitais realizadas pelo veículo norte-americano Boeing X-37 sempre foram alvo de debate internacional. Afinal, para que serviria a aeronave não tripulada capaz de, comprovadamente, passar mais de 700 dias na órbita da Terra? O mistério existe desde 2010 e tinha como respostas comuns o teste de novas tecnologias, reconhecimento, espionagem e inteligência.

Agora, o governo russo tem uma nova interpretação sobre as missões do X-37. De acordo como diretor geral da Roscomos, a agência espacial da Rússia, Dmitry Rogozin, o X-37 pode ter levado em seus voos armamentos de destruição em massa.

“Pode carregar algum tipo de ferramentas de reconhecimento ou armas de destruição em massa. Esta é uma nova categoria de lançadores de armas de destruição em massa. Os ataques do espaço representam o perigo mais sério”, disse o diretor da Roscosmos em entrevista ao canal de TV Rossiya 24.

Dois X-37B foram construídos. A operação das naves está sob responsabilidade da United States Space Force. Antes, operava com o cocar da United States Air Force (USAF).

Oficialmente, a USAF confirmou que o X-37B é usado para realizar testes de tecnologias de satélites e veículos espaciais. Não se sabe, porém, exatamente quais experimentes seriam esses, muito menos se o X-37B teria algum tipo de capacidade militar, como reconhecimento, comando para mísseis balísticos ou mesmo lançamento de armas no espaço, sendo que o Pentágono negou essa última possibilidade.

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Pode até ser que possa levar, mas os russos muitas vezes medem os outros pela sua própria régua. Quem não se lembra dos ônibus espaciais? Os russos diziam que era uma nave com os mesmos fins, tanto que o Buran foi desenvolvido para ser uma transportador de armas, pensando em ser uma contraparte à ‘arma’ dos EUA.
    Muitas vezes, senão a maioria das vezes, quem muito mal vê, está encombrindo o próprio mal que faz.

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!

Carrinho