AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Paquistão diz que terá caças stealth já em 2026

Shenyang J-35

Após a batalha aérea que supostamente envolveu até 125 caças simultaneamente, a disputa entre Paquistão e Índia continua acirrada na guerra de narrativas. Agora, fontes paquistanesas, seguindo o padrão do país de dar informações quase sempre sob proteção de anonimato, e por isso não necessariamente credíveis, afirmam que foi acelerado o processo de recebimento de caças stealth Shenyang J-35, fabricados na China. O primeiro esquadrão já poderia estar no ar no próximo ano.

Se for verdade, a notícia indica que, muito em breve, o Paquistão terá a vanguarda tecnológica da aviação de combate naquela área, passando a Índia para trás. Ainda que não tenha negado ter perdido caças no combate aéreo ocorrido em 7 de maio, a Índia ressaltou ter atingido todos os seus objetivos militares durante o rápido confronto, iniciado com um ataque terrorista em território indiano, em 23 de abril, e retaliado com a destruição de supostas bases em território paquistanês.

JF-17 do Paquistão

A Índia conta atualmente com uma frota significativa de caças de quarta geração, havendo pelo menos 30 Dassault Rafale e mais de 250 Sukhoi Su-30MKI Flanker, complementados por jatos de terceira geração caso do MiG-29, do Mirage 2000 e da versão inicial do HAL Tejas. Já o Paquistão tem cerca de 75 F-16C/D, 150 JF-17 Thunder e possivelmente 36 J-10, todos teoricamente menos avançados que os Flanker e Rafale, complementados por uma frota ainda mais envelhecida de Mirage III e Mirage 5.

Agora, a informação circulante é a de que o primeiro Shenyang J-35 seria entregue ao Paquistão já no início de 2026, e não no fim do ano, como estaria planejado. A encomenda inicial seria de 40 aeronaves. Porém, não há declarações oficiais nem de Pequim nem de Islamabad sobre o tema. Também não há, ainda, a indicação de que o J-35 já tenha tido o seu desenvolvimento completo, o que naturalmente levanta dúvidas sobre quando poderia estar efetivamente preparado para a defesa do espaço aéreo de um cliente de exportação.

Caças de quinta geração F-35, do Estados Unidos, e Su-57, da Rússia, estiveram próximos na AERO India 2025. Ambos os lados ofereceram seus jatos aos indianos

O fato é que, em fevereiro, durante o Aero India 2025, o país anfitrião ganhou destaque por ter recebido, simultaneamente, a presença do norte-americano Lockheed F-35 Lightning II e do russo Sukhoi Su-57, em um reconhecimento da independência geopolítica indiana e do seu status como potência emergente. Ambos os modelos, já em serviço nos seus países de origem, estão preparados para uso e podem ser entregues em alguns anos, caso a compra seja realizada. Já o J-35 tem, no Paquistão, a primeira oportunidade de entrar no bilionário mercado de exportações de caças de quinta geração.

LEIA TAMBÉM:

Índia não nega perdas, mas diz ter vencido batalha contra o Paquistão

Paquistão incorpora míssil de longo alcance em seu caça de exportação

Nada de JF-17: Paquistão usou o F-16 para abater MiG-21

JF-17 abateu um MiG-21 e um Su-30 em 50 segundos?!

Índia amplia frota de Flanker

Índia mostra poder aéreo e diplomático com exercício Tarang Shakti 2024

Índia vai investir US$ 31 bi em drones armados

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho