AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Aviadoras da USAF poderão pilotar até 8º mês de gestação

A Major Lauren Olme e seu marido Mark Olme pilotaram bombardeiros B-1B durante a gestação. Foto: Leon Redfern/ USAF

A United States Air Force (USAF) atualizou, em abril, suas recomendações para mulheres gestantes que atuam como tripulantes. De acordo com o comunicado oficial, o limite para os voos foi expandido da 28ª para a 32ª semana de gestação, cerca de oito meses.

A atualização, porém, segue com restrições. Nenhuma mulher gestante deve atuar como tripulantes desde a descoberta da gestação até a 12ª semana – período em que há maior ocorrência de abortos espontâneos, aproximadamente 80%, segundo a USAF.

Outra limitação é a respeito das aeronaves de caça, ataque e de bombardeiro. Nestes casos, a mulher não pode voar ao longo de toda a gestação. A preocupação se dá por conta dos ainda pouco estudados efeitos das forças G tanto na mulher quanto no feto.

Aumento da restrição

Em 2022, ainda que o limite para voos fosse menor – 28 semanas – as mulheres poderiam pedir ao seu comando direto, após parecer médico favorável, para voarem inclusive no primeiro semestre. No caso de caças, bombardeiros e aeronaves de ataque, também havia a possibilidade de voar após a autorização do comandante direto, sempre no limite de 28 semanas.

Agora, todas estão proibidas de serem tripulantes até a 12ª semana e não há mais possibilidade alguma de voar aeronaves de alto desempenho. Além disso, a autorização não se dá mais pelo comandante direto, e sim em nível de Comando-Geral.

Em nenhuma das orientações, as mulheres tripulantes foram obrigadas a cumprirem suas missões mesmo estando grávidas. Logo após confirmarem estar gestantes, elas poderiam mudar sua atuação para atividades terrestres, conforme o próprio entendimento.

Contagem em semanas

A contagem da gestação em semanas, e não em meses, é uma prática adotada para maior precisão médica, mundialmente. Isso ocorre porque os meses têm durações diferentes (28, 30 ou 31 dias), enquanto as semanas são sempre de 7 dias. Além disso, avaliar os marcos do desenvolvimento fetal em períodos mais curtos facilita o acompanhamento detalhado. Entre humanos, bebês nascidos a partir da 37ª semana são chamados “a termo”, isto é, dentro do período normal. Abaixo disso, são prematuros. Por outro lado, após a 41ª semana de gestação é comum haver a indução do parto.

LEIA TAMBÉM:

Mais de 26 mil mulheres se alistaram para o serviço militar

Pela primeira vez, Esquadrão de KC-390 será comandado por uma mulher

Porta-aviões britânico será comandado por uma mulher

No Dia das Mulheres, conheça a Madame MiG

As mulheres podem ser pilotos de combate?!

Há 82 anos, mulheres estabeleciam recorde na aviação

Britânicos ironizam em comercial sobre mulheres nas Forças Armadas

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho