AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Bilionário compra MiG-29 para se divertir

image_pdfimage_print

Com uma fortuna pessoal de 1,9 bilhão de dólares e 37 anos (sendo 22 de trabalho), o empresário Jared Isaacman tem agora um novo “brinquedo” pessoal: um caça MiG-29UB Fulcrum. E mais: ele pretende voar a aeronave por prazer e até participar de shows aéreos.

Tendo iniciado a carreira no setor financeiro aos 15 anos, Isaacman realizou o sonho de pilotar caças de uma maneira muito peculiar: criou a sua força aérea. Aos 28 anos, ele fundou a Draken International, empresa que atualmente conta com 70 aeronaves de caça e presta serviços de treinamento de combate aéreo. Forças Armadas dos EUA e de outros países contratam a Draken para servir de “inimigos” em diversos treinamentos.

A Draken International emprega, em geral, ex-militares das forças armadas dos EUA

Na cabine dos jatos L-39 Albatross, L-159E Honey Badger, A-4 Skyhawk, MiG-21Bis, Atlas Cheetah e Mirage F-1M vão, em geral, ex-militares norte-americanos. Porém, o próprio Jared Isaacman decidiu treinar e voar, ele mesmo, missões de combate aéreo. E não era novato: dois anos antes há havia completado em 61 horas e 51 minutos uma volta ao globo pilotando.

Focado na empresa financeira Shift 4, Isaacman decidiu se afastar da Draken, se tornando sócio minoritário. Como a tentativa de escalar o monte Vinson, na Antártica, precisou ser cancelada faltando apenas 150 metros para o topo, o bilionário decidiu voltar ao antigo hobby, que lhe permite ir a grandes alturas sem risco de desidratação.

Por isso agora em 2020 comprou o MiG-29UB que pertenceu a Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, falecido em 2018. O plano de Isaacman não é utilizar o avião na Draken International, sendo um lazer próprio, e eventualmente uma atração em shows aéreos.

LEIA TAMBÉM: Colômbia avalia oferta de 15 Gripen E/F

“Tendo inspecionado e comprado muitos jatos de combate na última década pela Draken, eu definitivamente sei identificar uma joia. A equipe de Paul não poupou despesas cuidando desse Mig-29. Sinto-me feliz por ter podido comprá-lo”, disse o bilionário ao site The Drive.

E completou que está muito satisfeito. “É realmente incrível. Toneladas de desempenho. Uma decolagem com o afterburner é realmente como um foguete. É definitivamente a aeronave mais impressionante que já voei”.

O MiG-29UB do bilionáiro foi produzido já no fim da União Soviética, em 1989, tornando-se posteriormente parte da força aérea da Ucrânia, tendo cumprido missões de treinamento. Em 2005, a aeronave foi inteiramente recuperada e oferecida no mercado internacional. Paul Allen comprou o jato em 2011.

LEIA TAMBÉM: 10 países sem aviação de caça (7 deles são da OTAN)

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentários

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 115

O Voo do Impossível

Parceiros