AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Croácia recebe seu primeiro Rafale menos de 2 anos após a compra

A Força Aérea da Croácia se tornou hoje, 2 de outubro de 2023, mais um operador do caça francês Dassault Rafale. O país dos balcãs recebeu o primeiro de 12 jatos encomendados, em um contrato assinado em 25 de novembro de 2021. A cerimônia de entrega foi realizada na base aérea de Mont-de-Marsan, na França, e contou com a presença de delegações dos ministérios da defesa de ambos os países. Desde o ano passado, militares croatas estão na França para treinamento.

“Hoje é um dia de excepcional importância para a República da Croácia, para as Forças Armadas e para a Força Aérea Croata”, disse o Ministro da Defesa, Mario Banožić. “Quero sublinhar que a modernização da Força Aérea Croata irá garantir que ninguém nesta parte da Europa terá uma força aérea mais forte, mais moderna e poderosa”, afirmou.

Os doze Rafale, adquiridos usados da Armée de l’air et de l’espace, vão substituir os já antigos MiG-21. A disponibilidade desses jatos está baixa, com menos de meia dúzia em condições de voo, e tem dificultado a participação do país nas atividades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da qual é membro desde 2009.

A compra dos Rafale findou um processo seletivo que envolveu a concorrência de jatos Mirage 2000, Eurofighter, F-16 e Gripen, todos de segunda mão. A primeira opção foi pelos F-16C/D de Israel, porém os EUA vetaram a venda, pois queriam negociar seus próprios F-16C/D Block 70, novos. A venda acabou ficando para a opção do governo francês, em um negócio firmado em 2021, envolvendo 10 aeronaves monoplace e duas biplaces, todas do padrão F3R.

Com a saída dos MiG-21 de serviço, em 2024, restarão apenas os mais de 20 Mi-17 ainda em operação para lembrar da época em que a Croácia era só uma parte da Iugoslávia, e quem nascia ali voava basicamente modelos fornecidos por Moscou. A frota atual já inclui os helicópteros OH-58 armados, UH-60 Blackhawk, Bell 206 e os treinadores suíços Pilatus PC-9.

LEIA TAMBÉM:

Nova versão do Rafale apta para serviço operacional

França compra mais caças Rafale, mas exportações comprometem operacionalidade 

Croácia investe para ter força aérea em padrão OTAN

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho