AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Grupo espanhol vai operar Congonhas por 30 anos, XP ficará com Campo de Marte e Jacarepaguá

Aeroporto de Congonhas. Foto: Zé Carlos Barretta

O grupo espanhol Aena será responsável pela operação do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), pelos próximos 30 anos. O conglomerado, que já detém a concessão de seis aeroportos na Região Nordeste, arrematou mais onze aeroportos no leilão realizado hoje.

A empresa pagará 2,45 bilhões de Reais pela concessão dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; além de Congonhas. Apesar de não ter havido concorrentes, o valor é 231,02% do estimulado como mínimo no edital.

Campo de Marte e Jacarepaguá

Mais dois outros blocos foram leiloados na tarde de hoje na bolsa de valores de São Paulo. O Bloco Aviação Geral, formado pelos aeroportos de Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi adquirido pelo grupo XP, que ofereceu R$ 141,4 milhões. Também não houve concorrência nesse bloco e o ágio ficou em 0,01%.

O Bloco Norte II, integrado pelos aeroportos das capitais do Pará, Belém, e do Amapá, Macapá, foi o único que teve concorrência, sendo disputado em muitos lances de viva voz pelo Consórcio Novo Norte Aeroportos e pela Vinci Airports. Esse bloco acabou sendo vencido pelo Consórcio Novo Norte, que ofereceu a proposta de R$ 125 milhões, o que representou ágio de 119,78%.

Aeroporto de Jacarepaguá . Foto: Arne Müseler

Concessões

Segundo a Anac, os 15 aeroportos que foram leiloados hoje (18) respondem por 15,8% do total do tráfego de passageiros no Brasil, o que equivale a mais de 30 milhões de viajantes por ano.

O programa de concessão aeroportuária do Brasil já havia repassado à iniciativa privada 77,5% do tráfego nacional entre os anos de 2011 e 2021. Com a sétima rodada, esse percentual deve atingir agora 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos concedidos no país.

(Agência Brasil)

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