AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Tejas é testado contra caças franceses e indonésios

HAL Tejas Mk1. Foto: Deb Rana

A força aérea da Índia fez os primeiros testes do seu caça nacional HAL Tejas contra jatos de outros países. Em serviço desde 2015, e até momento sem nenhuma exportação, o modelo foi posto à prova contra os F-16 da Indonésia e Rafale da França. Os resultados não foram divulgados.

O primeiro exercício ocorreu com a França, entre os dias 26 de outubro e 12 de outubro, a partir da base aérea de Jodhpur. Quatro caças Rafale e um reabastecedor A330MRTT franceses participaram do treinamento Garuda VII ao lado dos Su-30 MKI, Rafale, Tejas e Jaguar indianos, além de reabastecedores Il-78 e aviões AWACS Phalcon e Netra.

A Índia possui na sua frota caças Tejas, Su-30 e Rafale, além do Jaguar, MiG-21 e MiG-29

Já entre 9 e 18 de novembro, os Tejas, Jaguar, Su-30 MKI e MiG-29 indianos se exercitaram contra dez F-16 da Indonésia durante o Joint Military Training, realizado entre os dois países a partir de Kalaikunda. O foco específico foi o treino de combates aéreos.

Desenvolvido pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), o Tejas é um modelo supersônico preparado para o combate Beyond Visual Range e para missões de ataque. Seu desempenho é comparado ao do sul-coreano FA-50 e ao paquistanês JF-17. Até o momento, a Índia adquiriu 123 unidades, a serem recebidas até 2028.

LEIA TAMBÉM:

Índia recorre a motor norte-americano para seus caças Tejas

Índia vai cancelar importações e focar na própria indústria de defesa

Dubai AirShow 2021 foi marcado por caças leves

Caças leves disputam mercado de até 1.000 unidades no mundo

Índia quer seus caças com míssil nacional

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho