AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Venezuela inicia serviços de manutenção de helicópteros russos

Mi-17 da Venezuela. Foto: André Du-pont

O Centro de Reparación y Mantenimiento de Helicópteros Multipropósito (Cemareh) da Fuerza Armada Nacional de Venezuela recebeu a primeira aeronave para uma revisão completa. Trata-se de um Mi-17 V5 do Grupo Aéreo de Operaciones Especiales Nº 17.

O início das atividades ocorre com grande atraso: o contrato com a estatal russa Rosoboronexport foi assinado em 2006 e as atividades deveriam ter sido iniciadas até 2012. Porém, só em 2013 o Cermareh foi oficialmente criado. A inauguração da unidade, localizada em Cemareh, ocorreu em 2017. Em cinco anos, foram anunciadas realizações de cursos para mecânicos.

A expectativa agora é de que o local realize a manutenção de todos os tipos de helicópteros de origem russa em serviço com as forças armadas da Venezuela. Hoje voam por lá os três Mi-26, dez Mi-35 e 28 Mi-17, além de modelos ocidentais. Também foi realizada a encomenda de dez Mi-28 novos.

O Cemareh faz parte da empresa estatal Sociedad Anónima Venezolana de Industrias Militares (Cavim), ligada ao Ministerio del Poder Popular para la Defensa. Não há informações ainda se há a possibilidade de realizar a manutenção de aeronaves de outros países.

LEIA TAMBÉM:

Venezuela terá parceria espacial com a Rússia

Venezuela recebe apoio para manutenção dos caças Flanker

Venezuela ataca guerrilheiros na fronteira com a Colômbia

Irã e Venezuela reforçam cooperação militar

VÍDEO: Flanker da Venezuela teria afundado navio de grande porte em treinamento

França, Venezuela e Bolívia: as possíveis guerras do Brasil até 2040

NOVA EDIÇÃO!

Carrinho