AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

“Carros voadores” no RJ? Conheça novo projeto da Embraer

A Eve Urban Air Mobility, uma empresa da Embraer, iniciou estudos para o desenvolvimento no Brasil de um novo conceito de operações para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana, iniciando pela cidade do Rio de Janeiro. O objetivo será futuramente ter ali o uso de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A Eve planeja ter modelos em operação em 2026, mas ainda não há uma data específica sobre quando ocorreria a estreia no Brasil.

A iniciativa reúne a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em uma frente de trabalho que avalia como a infraestrutura e as soluções de gerenciamento do tráfego aéreo existentes podem permitir operações, ao mesmo tempo em que se preparam para o crescimento por meio de novas tecnologias em desenvolvimento.

Uma primeira simulação do conceito acontecerá até o final do ano no Rio de Janeiro. Helicópteros convencionais serão usados para simular a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. A futura aeronave de Eve será totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

LEIA TAMBÉM:

Embraer investe em tecnologias para “carros voadores” elétricos
Empresa brasileira encomenda 50 “carros voadores” da Embraer
Embraer / Eve quer iniciar entrega de “carros voadores” já em 2026
Embraer estuda como “carros voadores” vão voar sobre as cidades
Embraer lança empresa para criar carros voadores