AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

“Carros voadores” no RJ? Conheça novo projeto da Embraer

image_pdfimage_print

A Eve Urban Air Mobility, uma empresa da Embraer, iniciou estudos para o desenvolvimento no Brasil de um novo conceito de operações para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana, iniciando pela cidade do Rio de Janeiro. O objetivo será futuramente ter ali o uso de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A Eve planeja ter modelos em operação em 2026, mas ainda não há uma data específica sobre quando ocorreria a estreia no Brasil.

A iniciativa reúne a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em uma frente de trabalho que avalia como a infraestrutura e as soluções de gerenciamento do tráfego aéreo existentes podem permitir operações, ao mesmo tempo em que se preparam para o crescimento por meio de novas tecnologias em desenvolvimento.

Uma primeira simulação do conceito acontecerá até o final do ano no Rio de Janeiro. Helicópteros convencionais serão usados para simular a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. A futura aeronave de Eve será totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

LEIA TAMBÉM:

Embraer investe em tecnologias para “carros voadores” elétricos
Empresa brasileira encomenda 50 “carros voadores” da Embraer
Embraer / Eve quer iniciar entrega de “carros voadores” já em 2026
Embraer estuda como “carros voadores” vão voar sobre as cidades
Embraer lança empresa para criar carros voadores

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros