A Embraer anunciou hoje uma nova família de aeronaves conceito, criada para ajudar a indústria a atingir sua meta de zero emissões líquidas de carbono até 2050. São quatro modelos, de 9 a até 50 assentos, que devem contar com tecnologias disponíveis no mercado entre os anos de 2030 e 2040.
A E9-HE terá nove assentos e propulsão híbrida-elétrica para reduzir ek até 90% das emissões de C02 na atmosfera. Do mesmo porte e com mesmo número de ocupantes, a E9-FE terá propulsão totalmente elétrica, e assim terá emissões zero de CO2. Essa meta também é atingida com a E19-H2FC, com 19 assentos e propulsão elétrica de hidrogênio. Por fim, a E50-H2GT também reduzirá as emissões de CO2 em até 100% com o uso de propulsão de hidrogênio para voar com até 50 ocupantes.
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A chamada Energia Family ainda está em fase de projeto e cada modelo será analisado de acordo com sua viabilidade técnica e comercial. A empresa fez parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisas aeronáutica e pequenas e médias empresas para entender melhor a captação, armazenamento e gerenciamento térmico de energia, e suas aplicações para a propulsão sustentável de aeronaves.
“Vemos nosso papel como desenvolvedor de novas tecnologias para contribuir com a indústria em suas metas de sustentabilidade. Não há solução fácil ou única para chegar à emissão zero. Novas tecnologias e sua infraestrutura de suporte serão disponibilizadas com o tempo. Estamos trabalhando agora para ajustar os primeiros conceitos de avião, aqueles que podem começar a reduzir as emissões o quanto antes. Aeronaves pequenas são ideais para testar e comprovar novas tecnologias de propulsão para que elas possam, posteriormente, ser aplicadas em aeronaves maiores. É por isso que nossa Energia Family é uma plataforma tão importante”, disse o vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso.
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A Embraer já avançou na redução das emissões de suas aeronaves. A empresa testou combustível sustentável de aviação (SAF), misturas de cana de açúcar e combustível derivado da planta de camelina e combustível fóssil, na sua família de E-Jets. A meta da empresa é ter todos os aviões da Embraer compatíveis com SAF até 2030. Em agosto passado, a Embraer fez voos com seu Demonstrador Elétrico, um monomotor EMB-203 Ipanema, 100% movido a eletricidade. Já um demonstrador de célula de combustível de hidrogênio está planejado para 2025 e o eVTOL, um veículo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico e com zero emissões, está sendo desenvolvido para entrar em operação em 2026.
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“Veremos uma grande transformação em nosso setor para uma aviação mais sustentável. Com 50 anos de experiência no desenvolvimento, certificação e suporte de aeronaves regionais, a Embraer está em uma posição ímpar para viabilizar a introdução de novas tecnologias inovadoras e sustentáveis”, comentou Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
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