AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB intensifica ações de inteligência e de defesa aérea em terra yanomami

A-29 da FAB durante alerta de defesa aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) voltou a proibir a totalidade de voos em uma ampla área do estado de Roraima, desde o solo até 5.500 pés, cerca de 1.833 metros. Somente aeronaves militares e outras envolvidas na Operação Escudo Yanomami poderão voar na área, em Roraima. Quem descumprir estará sujeito às medidas de policiamento do espaço aéreo. A nova regra entrou em vigência na noite de quinta-feira, dia 6.

Para a defesa aérea, são utilizados prioritariamente aviões A-29 Super Tucano baseados em Boa Vista (RR). Já os E-99, com capacidade de detecção de alvos a baixa altura, os E-99 têm realizado voos na região. Mesmo quando não há a interceptação, as informações detectadas ajudam nas tarefas realizadas por forças em solo. Aeronaves acima de 4.833 metros, como as empregadas na aviação comercial, podem cruzar livremente o espaço aéreo da área, ainda que sob constante vigilância.

Em paralelo, form intensificadas as ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) nas áreas de garimpo ilegal na terra indígena yanomami. São utilizadas aeronaves R-99, A-29 e até P-95, originalmente de patrulha marítima, além de satélites. A FAB divulgou imagens que revelam a presença das atividades ilegais na área.

Entre os principais alvos identificados estão desde pistas de pouso não homologadas até estruturas diretamente utilizadas em atividades ilegais de garimpo. As informações coletadas balizam ações da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Força Nacional (FN).

LEIA MAIS:

Apoio a yanomamis revela capacidade da FAB de realizar lançamentos

Crise yanomami destaca importância do C-98 Caravan

FAB reforça defesa aérea em terra yanomami

Agentes federais destroem avião e helicóptero do usados pelo garimpo ilegal

Crise humanitária no Norte do Brasil destaca capacidade operacional da FAB

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho