AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Número de operações de drones no Brasil cresce 27,8% em um ano

Drone Apoema, desenvolvido no Brasil pela XMobots. Foto Giovani Amianti

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) divulgou que em 2022 o Brasil teve 310 mil operações de drones homologados, um aumento de 27,8% frente a 2021. Entre 2017 e 2022, o crescimento chegou a 1.474%. Os dados são referentes aos voos inseridos no Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS). A curva de crescimento tem se mantido constante desde o início das primeiras regras de registros de voos.

A maioria das operações foi no Sudeste, com 290 mil operações. Por outro lado, a região Norte teve o menor índice, somando cerca de 52 mil voos. O DECEA faz o controle desses voos em todo o país por meio dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III, IV) e Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE). Há regras específicas para cada categoria de drone.

Para o Chefe da Divisão de Coordenação e Controle (DCCO) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Tenente-Coronel Bruno Michel Marcondes Alves, a divulgação das ações relativas às operações correntes é muito mais que uma simples tarefa, é um compromisso. “Não se trata apenas de regular uma atividade aérea, mas, sobretudo, compartilhar com a sociedade as ações realizadas. Quando falamos de segurança, temos que ter em mente que o primeiro passo é a conscientização. Para alcançar novos resultados, é necessário divulgar as boas práticas com o intuito de recebermos dos usuários os feedbacks, os questionamentos e as sugestões. Dessa forma, todos participam do processo”, afirmou.

Recentemente, o DECEA publicou a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 351-6, visando disseminar a Concepção Operacional sobre o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado (UTM, do inglês Unmanned Traffic Management) e orientar as ações iniciais para sua implementação no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Polícia e DECEA impedem voo irregular de drone

XMobots desenvolve sistema de gerenciamento de tráfego aéreo de drones

ANAC faz autorização inédita para novo modelo de drones

Embraer entrará no mercado de drones em parceria com a XMobots

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho