AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Voa nova versão do F-16

F-16 Block 70 first flight

A Lockheed Martin anunciou ter realizado o primeiro voo de um F-16 V Block 70 novo, de fábrica. A nova versão já tem 128 pedidos, de seis países: Bulgária, Eslováquia, Grécia, Jordânia, Taiwan e Bahrain, de quem pertence a aeronave inaugural. Já aeronaves designadas F-16 V em serviço, porém, são todas versões modernizadas.

Essa nova versão do F-16 foi criada para ser uma opção competitiva a modelos mais modernos, como o Gripen ou o Rafale. Para isso, a Lockheed Martin incluiu o novo radar AN/APG-83, do tipo AESA, novos sistemas de guerra eletrônica e uma cabine com uma série de melhorias.

Tendo entrado em serviço com a United States Air Force em 1978, há 44 anos, o F-16 se tornou um suceso de vendas, se aproximando das cinco mil unidades produzidas, acumulando mai de 19,5 milhões de horas de voo em 13 milhões de missões. Mais de três mil encontram-se em serviço com 25 países.

O F-16V é a mais nova versão oferecida pela Lockheed Martin, com destaque para radar AESA e novos sistemas embarcados Foto: Lockheed

LEIA TAMBÉM:

Substituto do F-16 será apresentado em março

Romênia fecha a compra rápida de F-16 pagando 12 milhões por aeronave

F-16 movimenta mercado com vendas para Oriente Médio e leste europeu

Bulgária decide dobrar encomenda de F-16

USAF vai modernizar 600 caças F-16

Já tem país dizendo adeus ao F-16

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho