AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Marinha deve receber 3 caças modernizados em 2019

Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil deve reforçar sua aviação ainda em 2019. Atualmente com um AF-1B (monoplace) e um AF-1C (biplace), versões modernizadas pela Embraer dos A-4 Skyhawk, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) deve encerrar o ano com cinco aeronaves, sendo duas biplaces.

Duas aeronaves vão ser recebidas após o processo de modernização na Embraer, além de estar previsto, finalmente, o retorno do AF-1B de matrícula N-1001, que precisou passar por amplos trabalhos de restauração após o acidente ocorrido em agosto de 2016. Em 2020 deve ser recebido mais um AF-1B, completando a frota de quatro AF-1B e dois AF-1C.

O Esquadrão é sediado em São Pedro da Aldeia (RJ), de onde cumpre missões como defesa aérea da frota, esclarecimento naval e ataque. Também participa de exercícios em outras regiões do país, inclusive em áreas de fronteira distantes do mar.

O principal destaque da modernização foi a adoção do radar EL/M 2032, com modos ar-ar, ar-solo e ar-mar, neste último caso sendo capaz de acompanhar até 64 embarcações ao mesmo tempo a distâncias de até 256 km. A cabine também foi alterada, com a adoção de telas digitais e novos equipamentos de comunicação e navegação.

Leia mais sobre a Aviação Naval na edição especial da Revista Asas. Confira!

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Acho ótimo a modernização dos Skyhawks da Marinha, prooporcionando mais segurança de operação e evolução no adestramento. Porém acredito que a Marinha já deve está avaliando a aquisição de novos caças visando a substituição dos nossos Falcões, os Gripens NG são ideais para essa substituição pois serão produzidos em nosso país.

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho